sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Saber abrir mão


Existe uma história que conta como uma antiga tribo africana fazia para capturar os macacos que viviam nos galhos mais altos das árvores. Os nativos dessa tribo pegavam um recipiente de boca estreita, colocavam uma banana dentro, amarravam o recipiente ao tronco de uma árvore e afastavam-se. Quando eles saíam algum macaco curioso descia, olhava dentro do recipiente e via a banana. Então o macaco enfiava sua mão para apanhar a fruta, mas como a boca do recipiente era muito estreita, ele não conseguia tirar a mão fechada com a banana dentro. Se o macaco soltasse a banana, sua mão conseguiria sair e ele poderia ir embora livremente. Após algum tempo, como o macaco se recusava a abrir mão da banana e ficava ali lutando contra a situação, os nativos voltavam e o capturavam sem muita dificuldade.

Vocês devem estar pensando quão burro o macaco era, afinal o simples ato de abrir a mão o deixaria livre novamente. Simples não?

O fato é que o macaco atribuia um valor muito alto à sua conquista. Aquela banana era algo certo pra ele, uma vez que ela estava lá, na sua mão. Ele não sabia se ia encontrar outra banana em outro lugar, então porque ele iria largá-la? Parecia ser uma insanidade largá-la. Essa história é engraçada, porque muitas vezes, fazemos exatamente como os macacos.

Quantas vezes nós agimos exatamente como o macaco da história? Você nunca conheceu alguém que está totalmente insatisfeito com o emprego, mas insiste em permanecer mesmo sabendo que está cultivando um infarto? Ou alguém que não está satisfeito com o que faz, e ainda assim faz apenas pelo dinheiro? Os casais com relacionamentos completamente deteriorados, que permanecem sofrendo, sem amor e compreensão? Ou pessoas infelizes por causa de decisões antigas, que adiam um novo caminho que poderia trazer de volta a alegria de viver?

Solte a banana, não vale a pena trocar a vida por uma banana. Abra mão da banana, você podem encontrar um cacho inteiro mais adiante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário