quinta-feira, 27 de novembro de 2008

E as estrelas vão se apagando...

Após os seguidos desmandos, trapalhadas e demonstrações de amadorismo, além de nos obrigar a conviver com a preocupação constante do iminente rebaixamento, eis que eles ceifaram nosso orgulho, nossa tradição. Tiraram-nos as estrelas que ostentávamos orgulhosos sobre a cruz de malta e até a tradicional faixa no peito. Tudo em nome da tal modernidade, numa tentativa idiota de apagar características centenárias de um clube tradicional e escrever por cima uma nova, obscura e duvidosa realidade.

O Vasco vem atravessando pelas mãos de amadores a pior fase de sua história. E como se ainda fosse pouco, fomos todos surpreendidos com uma tremenda brincadeira de mal gosto, verdadeiro desrespeito com um dos maiores símbolos do clube. Sua camisa, que é sua armadura, seu manto, sua identidade maior, foi covardemente ridicularizada pelo grupelho que tomou o Vasco de assalto. Viramos motivo de chacota pela internet, nos programas de TV e nos jornais dependurados nas bancas por conta das imagens divulgadas no Site Oficial do clube, e que ilustram esta postagem.

A camisa, ou melhor, o trapo apresentado pelo novo fornecedor como uniforme oficial para o ano que vem terá a supressão de duas estrelas, dentre elas a do título de Terra e Mar de 1945. Justamente a nossa primeira estrela. Justamente uma das que estão previstas no Estatuto do clube. Até quando eles prosseguirão com estes seqüenciais desrespeitos com a história do Vasco?

A ridícula camisa foi alvo de inúmeros protestos pela internet, abaixo-assinados foram criados e acredito que a caixa do genial departamento de 'marquetingue' vascaíno ficou abarrotada de mensagens nada carinhosas, fato que obrigou o primeiro vice-presidente geral do clube, Luso Soares da Costa, a vir a público tentar consertar a cagada feita na sua ausência pelo presidente melancia (maior bundão do país) e seus asseclas de cérebro reduzido.

Segundo Luso, 'isso é uma brincadeira', e as tais 'novas camisas não substituirão as tradicionais'. Ele disse também que 'não era a hora disso', e que ao ser questionado por líderes de torcida, respondeu: 'Não se preocupem. Jamais as nossas camisas tradicionais serão arquivadas. Isso não existe'. Acontece que o vice de 'marquetingue', que foi patrocinador de mais essa estupidez cavalar parece pensar diferente, e declarou que 'com o tempo, a camisa cairá no gosto dos vascaínos', e que 'o Vasco é fashion'. Segundo ele, 'é normal estranhar num primeiro momento'.

Outra estrela que pretendem tirar é a da Mercosul de 2000. Querem apagar um dos capítulos mais espetaculares da história do Vasco da Gama. Começa assim. Apaga uma estrela de um título invicto de terra e mar aqui. Apaga uma estrela da "Virada do Milênio" ali. Depois o que mais apagarão? Enquanto isso vão proibindo a entrada de crianças para receber o time em campo. E as estrelas vão se apagando. Mesmo aquelas que brilham nos olhos daqueles que têm "coração infantil", como na imortal frase de Cyro Aranha. Enquanto isso vão esvaziando São Januário. Vão abandonando a Colina histórica e ferindo de morte o orgulho vascaíno. Daqui a pouco tiram a cruz e a faixa transversal, aliás já tiraram. E as estrelas vão se apagando.

Um comentário:

  1. cara o que importa eh q o vasco vai ser rebaxado hsauhsuashaushaus

    legal o blog

    http://publicandobr.blogspot.com/

    ResponderExcluir