quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Sob o sol de Setembro


No Hemisfério Sul, Setembro é mês de Primavera, mês da fertilidade, mês de Ostara. Ostara é o festival em homenagem à Deusa Oster, senhora da fertilidade, cujo símbolo é o coelho. De acordo com as tradições herdadas por nós do Hemisfério Norte, nossa Páscoa (Easter, Eostre, Ostara), juntamente com os seus coelhos e ovos (fertilidade) estão posicionados em Março no calendário. Só que aqui nessa metade do globo, é em setembro que isso acontece. A lua e a escuridão estão em equilíbrio, mas a luz está dominando as trevas. No Equinócio de Primavera, o dia e a noite têm igual duração, mas a partir deste dia os dias serão mais longos, com a proximidade do verão.

O Equinócio da Primavera assinala o primeiro dia da estação. As energias da natureza mudam subitamente do repouso do inverno para a exuberante expansão da primavera. A Deusa Terra se cobre com um manto de fertilidade, despertada de seu repouso, enquanto o Deus se desenvolve e amadurece, caminhando pelos campos a verdejar, deliciando-se com a abundância da natureza. No Ostara, as horas do dia e da noite são as mesmas. A luz está ultrapassando a escuridão; os deuses impelem as criaturas selvagens da Terra a reproduzir-se.

Este é um período de iniciar, de agir, de plantar para ganhos futuros. Os dias escuros agora se vão e a Terra está pronta para ser plantada. É quando os deuses se apaixonam. Nessa data, a semente da vida está pronta para ser semeada. Esse é o tema da Primavera, desde que o mundo é mundo. E com ela vem a esperança de, quando chegar o outono, colher os frutos das ações presentes.


Desde a antiguidade, a chegada da Primavera era festejada com cantos e danças, e muitas civilizações antigas costumavam marcar estes momentos com cerimônias sagradas, sempre relacionadas com os mitos. A Primavera chega com as chuvas, que alimentam as plantas que ficaram sem folhas ou adormecidas durante o inverno. O frio deixou tudo estagnado, mas agora tudo se renova. Os pássaros cantam, iniciando a estação do acasalamento. Após o acasalamento estarão ocupados em preparar os ninhos para os novos nascimentos. É um novo ciclo de vida que começa, e a roda do ano segue girando.

A Páscoa simboliza a capacidade que o ser humano possui de renascer e se renovar a cada ciclo do tempo. Esta capacidade está associada a condição de se libertar de tudo o que é velho e abrir-se para o novo. Na simbologia, significa o renascimento da Terra em sua força de fertilidade (primavera), após um período de morte (inverno).

Conforme a história, a Páscoa existe em muitas tradições e culturas e data de bem antes da era cristã. A Páscoa, nas antigas culturas e para os povos que ainda seguem esta tradição, simboliza o rito da fertilidade da Terra, o redespertar da vida e da natureza. o Renascimento. Foi desse antigo festival que teve origem a Páscoa. Nesse dia, os antigos acendiam fogueiras ao nascer do sol, tocavam sinos e decoravam ovos cozidos, símbolos de fertilidade e da reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário