segunda-feira, 30 de maio de 2011

Das decepções

Diferença fundamental entre desilusão e decepção: A primeira tem a ver com ideias que criamos sobre determinada pessoa ou situação, que com o tempo se apresenta totalmente diferente do esperado. A decepção é mais forte. É quando conhecemos algo ou alguém, temos uma ideia formada sobre isso, e encaramos um revés, uma mudança abrupta, sem avisos, um turbilhão de comportamentos diferentes ao que havíamos conhecido e experimentado. É quando surge a dúvida mais cruel que uma pessoa pode ter em relação à outra: Será que foi sempre assim e eu não percebi? Será que estava escondendo e me enganando o tempo todo?

Existe ainda uma diferença fundamental entre decepção e traição. Trair é descumprir o pactuado. É não ser sincero, é se deixar levar. Decepção é maior. Decepção é quando, além disso, se coloca em jogo não apenas uma atitude ou comportamento, mas uma cesta de valores que extrapolam a questão pessoal e atingem o outro. Vivemos num mundo de superficialidades, de simulacros, de enganos. Não é raro que algo se apresente de um jeito por um tempo, e depois acaba se revelando como realmente é. O sentimento varia entre a incredulidade e o trauma, muitas vezes a sensação de humilhação, impotência, tristeza é forte e deságua numa descrença imensa. Querer explicar esse sentimento sequer cabe, seria de uma profundidade extrema. Seria como mergulhar nos sentimentos menos nobres do ser humano e dissecá-los, e não tenho essa pretensão.

Decepcionar alguém não é somente produzir comportamentos e situações diferentes das que esperávamos e das que estavam pactuadas, acertadas, esperadas. É demonstrar de forma incisiva e clara um comportamento que não era condizente ao que se estava produzindo. Mudar o rumo no meio da estrada quando o outro estava nos esperando ali na esquina, atendendo ao combinado. Prometer A e produzir B. Sair pra comprar cigarros e não voltar mais, deixando alguém esperando.

Às vezes acontece de você se decepcionar com o trabalho, com os amigos, com a religião, com tudo. Com as relações não é diferente. Todos já tivemos relacionamentos, e cada um que você teve acrescentou uma parte do que você é. Um fim precoce, inusitado te fere, deixa o orgulho em frangalhos. Todos já experimentamos algo assim. A beleza da vida é que o amor passeia por nós, ele vai com uma cara e retorna com outra.

Te aconteceu uma injustiça? Uma decepção? Uma maldade? Logo logo você vai amar de novo, e com mais ênfase, mais vontade, mais alegria. Não se contamine pelo lixo da mágoa. As piores pessoas pra se conviver são as ressentidas, as que não perdoam, não ultrapassam os obstáculos e seguem adiante ainda mais confiantes, mais fortes, mais experientes. Siga adiante no seu tempo, mas com a fé no amor renovada.

Toda decepção tem origem apenas em nós mesmos, você é diretamente responsável por todas as tuas decepções, pois foi você quem acreditou em algo que na realidade nunca existiu. Os deuses nunca te decepcionam, ainda que muitas vezes você não tenha entendido as suas linguagens. Todos somos responsáveis por aquilo que sentimos e vivenciamos. Dentre as leis que regem o universo há a atração, há o retorno. "Tu te tornas eternamente responsável por tudo aquilo que tu cativas", diria a raposa ao Pequeno Príncipe. Ah, as raposas... Caso cultive a ilusão, será o responsável por ela, que irá refletir em decepções. O pior dos erros é projetar no outro aquilo que ele não pode e nem tem para te oferecer.

Qualquer relação, seja ela amorosa, de amizade ou profissional, não irá se desenvolver corretamente se você estiver abarrotado de conceitos, e principalmente se estiver comparando com outros relacionamentos seus do passado ou de pessoas ao seu redor. Não exija do outro aquilo que ele não pode te dar, nem espere isso.

Sempre aquilo que vai, cedo ou tarde vem. É a ciclicidade, o espiral infinitum, ad eternum, o universo conspira e traz de volta. Tenha apenas a certeza de estar semeando sementes boas, sem esperar necessariamente pelos bons frutos. Apenas não semeie ervas daninhas, o espinho é certo, e ele cedo ou tarde te vem. Nada é por acaso, nada fica impune, tudo tem o seu retorno, e o tempo se encarrega de cobrar a conta.

Saramago certa vez disse que, "das habilidades que o mundo sabe, essa ainda é a que faz melhor: Dar voltas". Sendo assim, seja sincero sempre, pra reservar coisas boas pra você lá na frente. Se não deu certo, apenas siga em frente: É porque ainda não chegou ao final. No final tudo se ajeita, e apesar dos pesares, viver ainda vale à pena. Viver requer esforços, inclui riscos, apesar das pessoas perversas que você vai encontrar pelo caminho. O tempo é um deus bom, ele se encarrega de fechar as velhas feridas. Basta ser prudente e não permitir que elas tornem a abrir novamente. Ao menos tente. O mundo está lá fora te esperando. Jogue na lata do lixo do tempo tudo que tiver sido ruim, pessoas e experiências ruins. Siga em frente, apenas.


"Os ventos que as vezes tiram algo que amamos,
são os mesmos que trazem algo que aprendemos a amar...
Por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado,
e sim, aprender a amar o que nos foi dado.....
Por isso tudo aquilo que realmente é nosso...
nunca se vai para sempre..."
Fernando Pessoa

Um comentário: